BEM VIVER


     É preciso mais sensibilidade nas questões relacionadas à saúde mental indígena. Ainda é presente a atuação colonizadora em relação à cultura dos povos indígenas. "Temos que ter cuidado para não deslegitimar o diferente e lembrar que estamos em uma relação de poder". Diante disso é preciso abrir frentes de diálogos que possibilite o povo indígena partilhar suas concepções sobre a saúde mental indígena. 

   

Entrevista: Kamutaja Silva Âwa, liderança indígena dos Avá- Canoeiros



O que é saúde mental ?

"Saúde mental é quando nossos direitos constitucionais são respeitados pelas pessoas que administram as leis. 

É quando estamos em nosso território sem invasão, é quando o ódio, a intolerância e o preconceito não é disseminado.

A luta indígena não está ligada somente a questão material, que seria o território, mas também está ligada a um sofrimento psicológico, está relacionado aos estereótipos, nossa identidade e ancestralidade".


O que acha que precisa ser feito em relação ao cuidado com a saúde mental do seu povo?

"A única e inquestionável reparação será devolver o nosso território, a T.I Taego Ãwa. 

Pois, somente no território conseguiremos amenizar o sofrimento psicológico que meu povo sofreu e sofre ate hoje".


Como a Psicologia pode ajudar?

"Compreendendo que a questão indígena está ligada aos nossos ancestrais , porque a luta pelo território vem antes de eu nascer, então eu sou um ser carregado de história, luta, sofrimento, genocídio e esperança. 

Assim, como existe estudos de reconhecimento territorial, a Psicologia através do estudo psico no  nosso povo ajudaria a retomar e fortalecer nossa luta árdua pelo nosso território".

Autora: Victória Resplandes Pires

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa e dedicação. Sobre o assunto "Saúde mental" pela história tão cruel e Triste por wie passaram é muito vinda e ajudará a amenizar traumas.. parabéns pelo Blog e as histórias contada por vocês mesmos.
    Sucesso pra Todos ..
    Táne...

    ResponderExcluir

Identidade

 Ava-Canoeiro      Nada aniquilou ou domesticou a vitalidade resiliente dos sobreviventes ãwa, que seguiram adiante contando essencialmente ...