CAMPANHA


Campanha 


"Desenterrando espelhos na pandemia: Subjetividades no Tocantins"

Seja bem-vinda e bem-vindo. Esta página é dedicada ao apoio e visibilidade do povo indígena Avá-Canoeiro. Nosso objetivo é ampliar a história, memória, identidade, território, luta e como a Psicologia pode colaborar nesse processo. Fruto deste processo sócio-histórico, muitas são as marcas de ordem psicossocial identificadas pelas comunidades, que comprometem a qualidade de vida e a saúde mental desses indivíduos. Nesta medida, a Psicologia e os psicólogos são convocados a encontrar seu lugar neste campo. 

O povo Avá-Canoeiro é conhecido por ser um povo sobrevivente e com muita força de vontade, pois com o crescimento dos garimpos, vilas e cidades, eles foram sempre obrigados a se deslocar, tornando-se nômades e adquiriram também grande habilidade para caça e camuflagem, aparecendo para o homem branco apenas quando lhes convinha. 

Hoje a luta de Tutawa, liderança que faleceu em 2015, é a luta de todos os seus descendentes pelo reconhecimento de seu território, já são mais de 40 anos de luta e resistência. Povo esse que foram privados de todos os seus meios de subsistência, cultura, dignidade, liberdade e reprodução, o que levou à "dizimação do povo Avá-canoeiro".

Onde houver sofrimento humano, injustiças, violação de direitos e a consequente perspectiva de fortalecimento das pessoas para melhor enfrentamento dessas realidades, ali estará a Psicologia.

E você é convidado a estar conosco nesta luta.

         Compartilhe do nosso material e divulgue nosso blog.



Cards e vídeos 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identidade

 Ava-Canoeiro      Nada aniquilou ou domesticou a vitalidade resiliente dos sobreviventes ãwa, que seguiram adiante contando essencialmente ...